sexta-feira, 20 de junho de 2008

Aula do dia 16/06/08

Na minha postagem anterior ( dia 09/06/08) praticamente iniciei a reflexão com a seguinte indagação: - ...Além do mais como isso poderia está se relacionando no âmbito educativo?
Tal pergunta foi direcionada ao rádio , tema apresentado muito bem por Carla e Joselice.
Hoje, depois que todas as equipes se apresentaram, pude perceber a importância de elevar a educação no sentido mais amplo, ou seja, a Educação não deve ser apenas concebida na escola, ela está em todos os espaços e deve ser relacionada intimamente com a sociedade.
Diante de tudo que foi explicitado e discutido nos seminários , noto que a utilização das tecnologias na sala de aula muito tem a contribuir no aprendizado dos alunos e também dos professores. Além disso, o dinamismo que as "TICS" proporciona aos seus usuários com certeza proporcionará a motivação, participação , interesse dos alunos pelas aulas.
No entanto, é preciso que se "quebre" paradigmas tradicionais com o intuito de construirmos novos discursos articulados a nova prática.
Volto a dizer que a inclusão digital não significa apenas acessibilidade.... Habilidades essenciais devem ser desenvolvidas para que os individuos participem, produzam, colaborem, reflitam .... Isso se acontece a partir de espaços interativos!!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Nós á vezes nos pegamos pensando em educação como algo que só acontece dentro da escola mais não é verdade, como você mesma disse ela acontece em todos os espaços.
Agora depois de tudo isso que vivenciamos durante esses meses podemos perceber como é valido o trabalho com as TICS e como trabalhadas da forma correta pode fazer todo o diferencial.

Catia Lima disse...

Quebrar paradigmas tradicionais significa desmistificar preconceitos e consolidar idéias que justifiquem o porquê mudar, afinal como futuras profissionais da educação seremos a todo momento questionadas por outros profissionais, pais e pelos estudantes e se não tivermos certeza dos motivos pelos quais acreditamos nisso, logo seremos levados a pensar como aquele que tanto criticamos em nossas aulas.

Joselice disse...

Oi Ana, como é bom percebermos a grande potencialidade das TICs para a eduação. Na divisão das equipes para trabalhar multimidias, eu estranhei trabalhar o rádio, não via a relação com a educação, porém ao aprofundar os estudos, me encantei com esse meio de comunicação para favorecer a educação, principalmente para as pessoas que tem dificuldades de acesso a educação.
abraços
joselice

Tania Nonato da Rocha disse...

Com certeza a educação é um produto da sociedade e assim sendo não pode ignorar os conhecimentos produzidos nesta sociedade. A educação deve buscar a democratização e a desligitimação de uma minoria favorecia, que acontece muito no campo das novas tecnologias.

Idealistas livre-pensadores que rejeitam restrições socialmente impostas disse...

As TICS podem ser um meio valioso de promover a oportunidade de produção por parte dos alunos. Podemos falar isso inclusive por estar vivenciando essa experiência em nossa formação.

Elas possuem uma linguagem que em muito difere da linguagem comum que temos nas escolas. Descobrir e experimentar o audiovisual é aprender a se expressar de forma intuitiva, é descobrir um pedaço de nós que há muito tempo foi descartado pelas escolas.

As TICS possibilitam todo esse percurso.

Michelle.

Ana Carolina Rocha disse...

O mais interessante é perceber como a educação é tão importante no desenvolvimento de pessoas pensantes e cidadãos atuantes, e que por ser inerente ao ser humano, acontece em vários ambientes e em diferenciadas experiências. Resumir o ato educativo à escola, é pôr limites e reduzir a educação a uma sala de aula, e educação é mais que isso...