segunda-feira, 31 de março de 2008

Aula do dia 31/03/08

A aula de hoje me proporcionou (acredito também aos demais colegas da disciplina) uma série de provocações a respeito de tudo que foi explanado na aula .
Todo esse emaranhado de provocações foi em volta do tema "inclusão digital" !! Pude perceber que apesar que tal assunto nos remeter a uma forma "moderna" ddos indivíduos se inserirem na sociedade , é necessário que outras perspectivas sejam evoluídas pois ainda se tem visão uma reducionista a respeito do assunto, em outras palavras, se tem o computador como uma mera ferramenta para a inserção na sociedade Contemporânea .
Partindo-se dessa vertente , precisamos evoluir a idéia de ferramenta dos "pcs" e passar entender a temática das Novas Tecnologias como estruturantes das relações sociais e o que infelizmente presenciamos é uma abrangência ainda restrita dessa dinâmica a vários segmentos da Sociedade .
Para se ter a participação ativas dos indivíduos no contexto das tecnologias além de ação e vontade pública , é necessário um programa Educacional onde os professores fossem capazes de evoluir na população o espírito mais abrangente da lógica digital (indivíduos capazes de participar , decidir , transformar...)
Assim é necessário refazer a visão do papel do professor para que assim o mesmo possa se inserir no contexto das tecnologias e comunicação pois não basta ensiná-los como usar e sim dá condições para que os mesmos tenham subsídios suficientes para penetrar nessa nova lógica de comunicação.

6 comentários:

Aline Rodrigues disse...

oi!
pena que não pude ir a esta aula!!!
Mas concordo com vc é necessario uma boa formação dos profesores para integra-los as tecnologias!!!
bjos

anacarolina_ufba disse...

Oi Aline!!
Realmente foi uma pena você não ter ido a aula mas foi muito legal da sua parte que apesar da sua ausência na aula , mostrou o seu entendimento a respeito do tema que discutimos!
Bjão

Carla Oliveira disse...

Olá Carol, realmente quando vc fala da importância dos professores conhecerem mais as tecnologias, suas potencialidades pra fins educativos eu concordo muito com vc.
Se percebermos em nosso curso praticamente essa formação é insufuciente, por que temos como obrigatória apenas essa disciplina com esse viés tecnológico, outras são optativas, então temos que ter autonomia e procurarmos mais para enriquecermos nossa formação. bjooo

Anônimo disse...

É verdade Carla, na nossa própria faculdade de educação essa formação é insuficiente.
Na verdade a nossa formação é cheia de lacunas quer no âmbito tecnológico, educação infantil, eja, etc.

Anônimo disse...

Pois é Carol não basta ensinar, como propõe o PCN a tecnológia deve ser utilizada para gerar situações de aprendizagem com maior qualidade em que a problematização, a atividade reflexiva, atitude critica, capacidade decisória e autonomia devam ser priveliadas.Acredito que vivenciandos situações deste tipo nossos alunos estaram iniciando o processo de inclusão digital; deixando de lado os manuais que ditam como os computadores devem ser utilizados pelos nossos alunos.

Thaby Carvalho disse...

É verdade! A formação de professores tem uma grande importância na inclusão digital. Não bata apenas a disponibilização de máquinas, é necessário a formação de profissionais capacitados para lidarem com essa área.